Sindisindi e outros sindicatos param devido a greve dos caminhoneiros

Diversos sindicatos no país estão cancelando seus expedientes nesta sexta-feira devido a greve dos caminhoneiros, que também conta com adesão de motoboys e taxistas em inúmeras cidades. Em Porto Alegre, o Sindisindi e o Sintrajufe/RS, entre outros, não terão expediente devido a dificuldade de deslocamento provocada pela falta de combustível, adesão de setores do transporte e desabastecimento de produtos essenciais.

"O aumento de preços dos combustíveis acontece devido a mudança de metodologia de governo. Antes tínhamos capitalismo de estado, que subsidiava preços e setores produtivos para gerar empregos e impostos. Passamos para um liberalismo de mercado, onde a especulação é a base. O combustível está caro para animar o mercado financeiro a comprar ações da Petrobras. Ao mesmo tempo, o preço reajustado gerar mais impostos, repondo o que foi perdido com o desemprego que passou de 4,5%, em 2014, para mais de 14%, em 2018", afirma o diretor de comunicação do Sindisindi, Leandro Dóro.